segunda-feira, 16 de março de 2020

1º passo:
Professor, inicie a aula com a seguinte questão:   
“Vocês sabem a diferença entre CONSUMO e CONSUMISMO?”   
Teça alguns comentários, porém, sem esgotar o assunto, pois é importante que os próprios alunos construam ou desenvolvam seus conhecimentos sobre o tema. Para problematizar, mostre-lhes algumas imagens como as que seguem abaixo. Não se trata de fazê-los compreender que o consumo é desnecessário, mas sim de levá-los a distinguir o consumo equilibrado do consumismo.
Peça aos jovens que observem as imagens e façam relações entre consumo, capitalismo e meio ambiente. Essa atividade pode ser desenvolvida oralmente, com objetivo de levar os alunos a se expressarem a respeito de temas polêmicos como o consumismo.

http://www.grupoescolar.com/a/b/3579C.jpg

http://www.cambalacho.com/2009/10/campanhas-criativas-da-wwf.html


  1. Qual é a relação entre capitalismo, consumismo e meio ambiente?
  2. O que é e o que acarreta a obsolescência programada?
  3. Existe relação entre consumo e felicidade? Explique.
  4. Quais são os aspectos socioeconômicos determinantes do consumo?
  5. Relacione mídia e consumo.
  6. Em termos ambientais, qual é o impacto do consumismo?

Tarefa

  • Por que consumimos?
  • Qual é a sua relação com o consumo?
  • Você se considera um consumidor consciente ou consumista? Por quê?
  • O que diferencia o consumo do consumismo?
  • Em quais aspectos você se considera consumista?
  • Qual é a relação entre consumo e meio ambiente?
  • Quais fatores você leva em conta ao comprar determinado produto ou serviço?

Nenhum comentário:

Postar um comentário